DÁRIO MERIA:Prefeitos baianos param em protesto pela diminuição das receitas

Prefeitos do interior baiano decidiram aderir ao movimento municipalista em Sergipe e também vão paralisar as atividades das prefeituras nesta sexta-feira (25). De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e administrador de Dário Meira, João Caetano os gestores pretendem chamar a atenção do governo federal para a revisão do Pacto Federativo, devido à diminuição das receitas ao longo dos últimos anos. Entre as principais dificuldades enfrentadas está o custeio dos programas federais e estaduais, em que, segundo eles, a prefeitura é obrigada a custear 100% do programa. A União dos Municípios da Bahia (UPB) diz que os dados apresentam disparidades entre recursos e custeios dos programas federais foram apresentados no início do mês pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Conforme o levantamento, na Educação, por exemplo, o custo médio diário da merenda escolar na creche é de R$ 2,88, enquanto o repasse médio diário é de apenas R$ 1. Somado aos gastos com o transporte escolar, que também não são de competência municipal, a administração arca com 100% das despesas. Outra reclamação dos prefeitos do interior são as constantes rejeições das contas devido às despesas com pessoal. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Executivo municipal só pode gastar 54% da receita corrente líquida com o setor de pessoal. O valor inclui o gasto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os prefeitos questionam a incidência dos referidos encargos dentro do cálculo dos gastos de pessoal, uma vez que não se referem a valores repassados como salário ao servidor. Os gestores contestam a redação original da LRF, que diz que os encargos sociais e as contribuições recolhidas às entidades de previdência fazem parte do cálculo.
DÁRIO MEIRA: INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIROS EMPREGA PRIMEIROS BOMBEIROS CIVIS

INSTITUTO DE BOMBEIRO CIVIL DE DÁRIO MEIRA EMPREGA OS PRIMEIROS FUNCIONÁRIOS

Desde, do ultimo domingo 20/10/2013 que os Instituto de Bombeiro Civil de Dário Meira,começou a empregar em Salvador os seu bombeiros recém formados, e hoje quarta-feira 23/10/2013 enviou mais 03 (três) bombeiros para Capital Baiana. Em Parceria com a transpotadora Mille que tem contrato com a Petrobrás o instituto está recrutando os novos bombeiros para o quadro funcional daquela empresa. Os Bombeiros já empregados são: Elizeu Vieira dos Santos Leonardo Macedo Rodrigues Joelson Jesus dos Santos Felinto Batista Santos Neto Segundo o Diretor Leonarde Deiró, a espectativa é de empregarmos 32 (trinta e dois) dos nossos novos bombeiros. Nesta quinta-feira o instrutor Rildo Matos estará indo a Salvador levar mais Bombeiros para apresentar a transportadora. Esse é o trabalho Social que o Instituto de Bombeiros Civis de Dário Meira vem prestando ao nosso município. Parabéns Bombeiros Civis por mais essa conquista. Meus heróis são aqueles que arriscam suas vidas diariamente para proteger nosso mundo e fazer dele um lugar melhor - bombeiros.

Presidente da ABVEB é convidado para Formatura de Bombeiros Civis em Dário Meira

Presidente da ABVEB é convidado para Formatura de Bombeiros Civis em Dário Meira.
O Presidente da ABVEB, Diego Cabral, esteve neste sábado (19) na cidade de Dário Meira para acompanhar a solenidade de formatura dos Bombeiros Civis e futuros Bombeiros Voluntários da cidade. Os formandos participaram de um Curso de Combate a Incêndio e Primeiros Socorros com três meses de duração, para o qual foram inscritos diversos alunos, destes, somente 78 concluíram a formação, tornando-os assim, titulares Bombeiros Civis de Dário Meira. Na formatura estiveram presentes a Instrutora de Primeiros Socorros (Ane), Diretor (Leonarde Deiró), o Presidente da Câmara (Acácio Monteiro), Instrutor Bombeiro (Rildo Matos) e o Prefeito (João Caetano) entre outras autoridades do município e das cidades circunvizinhas. A solenidade de formatura foi finalizada com o juramento dos Bombeiros, uma salva de palmas, seguido de um coquetel oferecido a todos os presentes.